Início | Downloads | Como Funciona | Sobre o Projeto | Perguntas Frequentes | Contribuir | Contato
 
Sessão: Perguntas Frequêntes

1. Por que usar criptografia em meus dados?

Geradores hash como o BR1E, possibilitam que seus dados possam trafegar tranquilamente na rede (Internet ou local). A uns tempos atrás, o mundo cracker (hackers que desejam o mal) estava totalmente focado em transmitir arquivos com vírus pelo internet, a fim de conseguir senhas de banco, dados pessoais como CPF e RG, login e senha de e-mail entre outros. Conforme os antivírus foram "fechando o serco" contra os vírus, os crackers redescobriram a maneira de roubar dados. Hoje, é totalmente possível que um hacker que esteja na mesma rede que você possa ver tudo que você está fazendo na internet sem nem ao menos ter qualquer tipo de conexão com sua máquina ou enviar aqualquer tipo de arquivo para seu computador. Isso é possível pois, tudo que você faz na internet precisa passar por um HUB ou similar. O cracker apenas coloca seu software para pegar uma cópia de tudo que é enviado para o modem. Resumindo, qualquer coisa que você tente enviar para a internet (login, senha, arquivos) o hacker vai possuir um cópia.

Quando você usa criptografia, além de deixar todos os vírus de computador "confusos" pois não conseguem entender nada do que você digitou, ela também lhe previne de pessoas que não devem ter acesso a determinado conteúdo. Com uma criptografia, por exemplo, se você digitar no campo de senha de sua conta bancária os dígitos "123", os crackers e os vírus vão ler algo semelhante a 3j8a9dad369dah9a69d498. Sendo assim, é impossível descobrir que isso equivale a "123" não é mesmo?

 

2. Por que usar o BR1E e não MD5, SHA-1 entre outros.

Quando você utiliza uma destas criptografias, a mesma pega seu texto e faz diversos cálculos par poder gerar uma seguência de caracteres aparentemente confusa. Des de que elas foram criadas, alguns crackers se concentraram em  fazer os cálculos que estas criptografias usam ao contário, ou seja, inverter o cálculo para poder descobrir o texto original.

O BR1E é diferente pois ele não faz nenhum calculo ou operação lógica, ele simplesmente troca determinados caracteres por outros. Para você entender por que o BR1E é considerado inquebrável, ou seja, impossível de recuperar seus dados originais, acesse no menu superior o item: "A Mágica".

 

3. Neste site só encontrei  o BR1E para Java, ele não funciona em outras linguagens?

Sim, possivelmente funciona em várias linguagens pois realiza ações simples, nada que seja exclusivo de uma linguagem. O motivo por que você não encontrou neste site o BR1E para sua linguagem é que, como não ganhamos nada com esse projeto, muito menos temos apoio de grandes empresas, não podemos contratar programadores de outras linguagens para criar os códigos. Contamos com a boa ação e a vontade de programadores voluntários que queiram ajudar o projeto.

Se você for um programador de uma linguagem que não consta neste site, contate-nos, o procedimento para desenvolver o algoritmo é bastante simples, você terá toda nossa ajuda para poder escrever o mesmo corretamente. Não é preciso ser expert na linguagem, muitas vezes o programador pode ser até iniciante, basta ter vontade de ajudar e aprender, pois nos ajudando, além de ganhar um nome nos créditos, você vai adquirir um grande conhecimento em sua linguagem.

 

BR1E é um projeto Open Source. Divulgue, nós o apoiamos.